sexta-feira, 3 de julho de 2015

Voltei! - E Queques/Muffins de Banana e Chocolate (sem gordura!)


 A filha pródiga voltou! Espero que à semelhança da parábola todos vocês me acolham de braços abertos, e felizes por novamente o blogue ter voltado ao ativo - com as receitinhas e as catástrofes do costume!


Foram muitos meses sem escrever, e foram muitas as vezes que tive saudades deste cantinho. Como  muitos de vocês sabem estou (estive...) em estágio e a fazer a tese, e uma pessoa parece que mergulha naquilo e depois já não consegue sair. Foi isso que aconteceu comigo. O estágio e a tese precisavam de tanta energia minha que eu não tinha tempo nem espaço mental para mais nada. Tudo se sentiu com isto, claro, e não apenas o blogue: a minha família, os meus amigos, o meu tempo comigo própria, a minha fé, a minha sanidade mental... tem sido uma autêntica aventura! Recompensadora, mas uma aventura cansativa.


E que ainda não terminou: ainda tenho o relatório de estágio e a tese para fazer, mas agora o ritmo acalmou um bocadinho. Voltei a ser capaz de fotografar o que cozinhava e a ter vontade de escrever e partilhar as receitas novamente. É que quando estamos muito cansados é inevitável que fiquemos em baixo, e em ficando em baixo eu pelo menos perco o prazer de fazer coisas que antigamente gostava de fazer - como é o caso de escrever no blogue!


Mas isso é tempo de mudar. Por isso nada melhor que celebrar o regresso que com uns queques. Estes foram feitos com 3 bananas já meias passadas, numa pausa do relatório. E ficaram tão bons que eu e a minha amiga e companheira (de casa e de desventuras!) Ana tivemos de nos controlar para não comer os doze de seguida!

Ingredientes (12 queques)
  • 3 bananas maduras
  • 200 gr de farinha
  • 100 gr de açúcar
  • 2 c. sopa de linhaça moída
  • 1 c. chá de fermento
  • 190 gr de chocolate de culinária 
Modo de fazer:
1 - Pôr a linhaça com 6 c. de sopa de água numa tigela/copo durante dez minutos (até ficar com uma consistência pastosa).
2 - Entretanto, misturar os restantes ingredientes levemente com uma colher de pau: a banana bem esmigalhada com um garfo, a farinha, o açúcar, o fermento e 100gr de chocolate partido aos pedacinhos. Juntar a mistura de linhaça e envolver.
3 - Despejar em formas de silicone ou para queques e enfeitar com o restante chocolate partido também em pedacinhos. 
4 - Levar ao forno pré-aquecido a 180ºC por 30 min.

O meu espaço de trabalho. Sim, é o chão. Sim, é o tapete. 
E não, as minhas costas não agradecem. 

Devorar!

Rende 12 queques
Aprox. 202 kcal/queque

6 comentários:

  1. Eu prefiro acolher esses muffins de braços abertos, se não t importas. Aliás, de boca aberta! :P
    Não é por nada, mas definitivamente devias ter alinhado os queques no tabuleiro à mesma distância entre si e das bordas! Toda a gente sabe que é dever de quem faz muffins ;)
    Ninguém pode julgar, é muito complicado conjugar isso tudo. Por causa do tempo e porque depois de um dia cheio não apetece muito ir para o computador... Se diminuis o tempo com pessoas importantes para ti talvez não fisesse sentido continuares a escrever.
    Ainda tens muito pela frente :) mas se já estás mais leve é muito bom :D
    Sim, eu também fico às vezes sem vontade de cozinhar ou publicar receitas. São fases! E vê-se bem a origem da tua, é muito razoável ;) mas então correu tudo bem com o estágio? :)
    Concordo com a comemoração do regresso, plenamente! Mas o cérebro precisa de açúcar e tal, estes não têm gordura e têm fruta... Acho que 6 para cada era o número ideal :D ;)
    Que tabuleiro giro! Eu daqui a pouco faço coleção deles :P esse faz-me lembrar um individual de mesa que tinha! E diz à tua caneca que a gordura abdominal faz mal ;) haha :P não me lembro de ver uma caneca assim, parece o tronco do Homer invertido :D
    Os queques estão lindos e parecem deliciosos :D a disposição do chocolate fá-los (ainda) mais apetecíveis :D
    No chão?! NO CHÃO?! Trabalhas no chão?... E escreves, lês, estudas no chão? Nem é a questão das costas, como é que consegues achar que é mais confortável? haha :P o trabalho todo está-te a corroer o cérebro! ;)
    (Estou a brincar... Mas... no chão?!... D:)

    ResponderEliminar
  2. Eheh parece-me uma receção super calorosa ^^
    Achas mesmo que me ia dar ao trabalho de alinhar os queques? :P Sou a pessoa menos perfecionista que conheço :P
    É verdade, mas já tinha saudades. O estágio correu bem, só falta acabar o relatório (que com sorte consigo entregar em 1ª fase, já para a semana, iei!)
    6 queques para cada uma parece-me perfeitamente razoável :P
    Tanto o tabuleiro como a caneca são da Ana :P A caneca é do Ikea e definitivamente o formato maçã não é muito saudável ehehe
    É no chão mas não é deitada no chão, é com o computador numa mesa tipo mesa de apoio, e sentada com uma grande almofada debaixo de mim, de pernas cruzadas. Nem imaginas o confortávl que é ^^
    Beijinhos*

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita!