sábado, 17 de março de 2012

Blogagem Colectiva: Amor aos pedaços - Encantamento e Farófias


Apesar deste post já vir atrasado (era para ter sido publicado dia 15), foi escrito com muito carinho. Ainda para mais é a primeira vez que faço parte de uma blogagem colectiva!
Não sabia o que dizer do "Encantamento", do "Enamoramento". Fiquei um pouco apreensiva: que posso eu dizer sobre uma coisa que nunca me aconteceu? Nunca fui de paixões (nunca me apaixonei, no sentido literal e arrebatador da palavra), muito menos de amores à primeira vista. Borboletas no estômago não é comigo. Estava um pouco apreensiva quanto ao que ia escrever neste post. Encantamento, o que será ao certo a fase de encantamento? Eu sou daquelas pessoas que são apaixonadas pela vida, mas no que toca a pessoas sou mais de paixonetas, apesar de não gostar muito desta palavra. Paixões que nem o chegam a ser, por serem tão “do momento”, tão efémeras e passageiras como nuvens mal semeadas numa tarde de verão.
Por acaso (ou não, que o acaso é sempre subjetivo para mim), dei por mim a ver as fotografias e filmagens dos meus primos. Porque eu, apesar de ser uma pessoa de paixonetas, sou também uma pessoa de primos, de família, dos “meus meninos”. E dei por mim a ver as suas caritas sorridentes, os seus beicinhos plantados no meio de bochechas bolachudas, as filmagens dos beijinhos para a câmara a seguir ao “adeus prima!” da praxe e percebi que o encantamento é isto. É olhar pela primeira vez para a carinha do membro mais novo da família, pegá-lo nos braços, sentir-lhes o cheiro a água-de-colónia e a amaciador de roupa e ficarmos automaticamente apaixonados. É inevitável. E isso vai-se constantemente renovando quando corro atrás de uma miúda irrequieta e lhe faço cócegas na barriga até não se ouvir mais nada do que gargalhadas, quando lhes pego nas mãozinhas sapudas e ajudo-os a atravessar a rua (“tu vê lá os carros!”), quando acedo a um pedido feito com voz fininha para que a eu diga que sim. Quando lhes conto uma história. Quando os vejo correr atrás uns dos outros. Quando me dão um último abraço só para adiar o momento em que me vou embora. E sinto o mesmo que da primeira vez que lhes peguei ao colo: puro encantamento.

E para ilustrar esta fase, em que tudo parece doce, fofo e leve, nada melhor do que uma das minhas sobremesas favoritas: Farófias!

Ingredientes:
3 ovos
1/2 L de leite
1 "tampa" de essência de baunilha.
6 c. sopa de açúcar
2 c. chá de preparado de pudim flan instantâneo ou farinha maizena
Modo de fazer: Bater as claras em castelo com 3 c. de açúcar. Num tacho, misturar o leite com o restante açúcar e a essência de baunilha e levar ao lume. Quando estiver quente, cozer "colheradas" do preparado das calras em castelo, virando de vez em quando. Retirar com uma espumadeira e pôr em tacinhas ou numa taça grande quando estiverem firmes (mas não duras demais). Dissolver as gemas batidas e o preparado de pudim/farinha maizena num pouco de leite frio e incorporar no leite. Mexer com uma vara de arames até ficar mais consistente. Despejar cuidadosamente nas tacinhas/taça, polvilhar com canela e levar ao frio até servir.
Bom Apetite!



7 comentários:

  1. Olá, querida amiga Anouska

    "Somente quem ama e se permite amar
    é que detém o tesouro do
    verdadeiro
    AMOR!
    (Kiro)

    Mais uma emoção rola no ar... que maravilha poder contar com tanta gente impregnada de amor!!!
    Encantada por assim dizer... Enamorada pela vida...
    Amando o amor...
    E pelo Amor sendo amada...

    Como vibrei com o que vc postou... Me sinto encantada com tudo o que disse...
    Amanhã faço 38 anos de mamãe... mas meus netinhos me fazem ferver o encanto a cada um que chega...
    Gostei do água de colônia e amaciante de roupinha de bebê... uma delícia de encanto que estou vivendo do caçulinha também de 2 meses... Hum!!!
    Obrigada pela sua terna e doce participação...

    "Orvalhou o próprio Céu ante a face do Senhor"...
    Bjm encantado e tenha uma noite amorizada.

    ResponderEliminar
  2. Anouska,
    sublime a tua participação. Estou com um sorriso de orelha a orelha. Muito bem escolhindo o Encantamento por crianças. Elas são o que de mais encantador e puro há na vida. Escolheste muito bem o tema e a sobremesa é adequadissima à tua narrativa:
    Doce, leve e fôfo! (adoro farofias).

    Foi com grande surpresa que vi aparecer a tua participação no fim de sábado. Não vim antes chatear-te ou "pressionar-te" a despachareste porque vi o blog paradinho há muitos dias e pensei que de nada adiantaria deixar comentário a lembrar a data.
    Obrigada por te incluires nesta maravilhosa coletiva. Eu que já li os 60 e tal posts digo-te que há artigos imperdiveis. A diversidade reinou nesta 1ªfase e espero que assim se mantenha nas fases vindouras.
    Beijinhos.
    Rute

    ResponderEliminar
  3. Menina sua postagem é ímpar!!!Adorei!!
    Estou participando com dois blogs,tentando mostrar algo mais sobre a fase do encantamento comum a todas nós!!!http://zildasantiago.blogspot.com
    http://rumoslibertadores.blogspot.com
    seguindo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fiquei encantada com comentários tão simpáticos!
      O blogue tem andando paradinho sim, porque ando ainda a fazer tentativas na minha organização do tempo... Espero conseguir mais tempo para as muitas postagens que tenho pendentes.
      Obrigada a todas*

      Eliminar
  4. O tema da 2ªfase já está postado. Quando quiseres aparece para saber mais acerca do tema e entrares em preparação para dia 15_ABR. Beijinhos.

    ResponderEliminar
  5. Hum... essa sobremesa agrada muito não somente os grandinhos, mas também os pequeninos... gostas mesmo de crianças!
    Anouska, dizem que sempre procuramos no outro, o que nos falta! Talvez seja por isso que não seja dada à paixonites. Estás completa, íntegra porque suas carências afetivas estão supridas. Mas existem as carências físicas que passada à época de fervilhamento hormonal, tendemos a sublimar com a maternidade. Seu instinto segue e, sabe, se o seu instinto maternal é tão forte, dele tome conta, pois pode se encantar por um belo espécime (rs*) hehehehe deixemos de bobices!! A verdade é que me vejo e me analiso nos textos que leio e essa é uma das funções da coletiva. Amei tanto e demais que por agora, acho tudo puro éter!! Beijus,

    ResponderEliminar
  6. Luma Rosa, não me sinto muito completa, sabes? E isso de instinto maternal também não sei se é comigo... Daqui a alguns anos, talvez, quem sabe... Mas por enquanto não tenho ainda muito de maternal...
    Mas fazia-me muito mais sentido falar de encantamento nestes termos do que propriamente de um amor mais romântico, porque como disse sou mais de paixonetas do que de verdadeiros encantamentos (até à data, claro!).
    Beijinhos ^^

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita!